Em toda a Europa, o NextGenerationEU financia iniciativas que apoiam a transição para as energias limpas e o crescimento sustentável e inclusivo. Através do pacote de incentivos financiado pela UE, a Chéquia consagra 360 milhões de EUR ao reforço da eficiência energética de edifícios residenciais. Tendo recebido financiamento para a impermeabilização e o isolamento, os residentes do bloco residencial SVJ Revoluční em Frýdek-Místek estão finalmente a conhecer os benefícios de uma vida realmente moderna.
Construído em meados do século XX, o edifício com oito andares tinha-se degradado recentemente, assolado por infiltrações e falta de isolamento. Graças a um empréstimo bancário, ao financiamento do NextGenerationEU e à partilha de recursos através da associação de proprietários de imóveis, foram realizadas obras de renovação em 2023. A moradora Anna Kamenišťáková e o presidente da associação de proprietários de imóveis Zbyněk Pětník, partilharam connosco a sua experiência.
As obras de renovação melhoraram a qualidade de vida dos moradores?
AK: Sem dúvida! Sem o novo isolamento, íamos acabar congelados! No inverno, tínhamos de ter o aquecimento sempre ligado, o que era muito dispendioso. As infiltrações também eram preocupantes, pois estavam a danificar o edifício e a inundar as caves. Desde a renovação, viver aqui é mais agradável, tanto no inverno como no verão.
ZP: É evidente que os apartamentos são agora mais confortáveis, mas as poupanças têm sido o maior benefício. Dantes, a falta de isolamento levava os residentes a terem cada vez mais despesas com o aquecimento, uma vez que os custos dispararam nos últimos anos. O novo isolamento fez uma grande diferença. Calculamos que os residentes pouparão cerca de 20 % nas suas faturas de aquecimento.
«Desde a renovação, viver aqui é mais agradável, tanto no inverno como no verão.»
– Anna Kamenišťáková, residente
Houve alguma dificuldade no lançamento do projeto?
AK: De início, foi difícil, uma vez que o edifício é uma copropriedade e tivemos de chegar a acordo. O prédio tem oito andares e muitos moradores. Alguns hesitaram ou opuseram-se inicialmente, mas depois de verem os benefícios de um melhor isolamento e se aperceberem da extensão dos danos causados pelas infiltrações, reconsideraram.
ZP: Alguns residentes precisaram de ser convencidos. Como presidente da associação de proprietários de imóveis, facilitei os debates e promovi o consenso. As obras de renovação impermeabilizaram o edifício e tornaram-no mais eficiente do ponto de vista energético, mas isso tem custos. Felizmente, graças ao financiamento da UE não necessitámos de um empréstimo tão grande para a remodelação. Tivemos muitas reuniões, ouvimos as preocupações de todos e acabámos por chegar a acordo.
«Felizmente, graças ao financiamento da UE não necessitámos de um empréstimo tão grande para a remodelação».
– Zbyněk Pětník, presidente da associação de proprietários de imóveis
Para além do aumento da eficiência energética e do fim das infiltrações, houve outros benefícios?
AK: Agora é mais silencioso. Há uma rua movimentada à frente e um grande supermercado do outro lado. Costumávamos ouvir muito barulho do trânsito, mas as novas janelas têm um isolamento acústico muito melhor. O edifício também está mais bonito. Mudámo-nos para cá em 1983 e o prédio deteriorou-se muito desde essa altura. Antes da renovação, dizíamos por graça que parecia um ninho desmazelado. Agora, está mais fresco e mais limpo.
ZP: Acho que a Anna Kamenišťáková já disse tudo. Os apartamentos estão agora mais quentes, mais confortáveis e são espaços mais sossegados para viver. O edifício tem melhor aspeto e melhor desempenho. Estamos todos satisfeitos com o resultado.
Há projetos como as obras de renovação da SVJ Revoluční a serem realizados em toda a Chéquia. Demonstram adequadamente algumas das principais prioridades do NextGenerationEU: impulsionar a inclusão social e territorial, melhorar as condições de vida e acelerar a transição ecológica. Através de investimentos adequados e específicos para as obras de isolamento e os elementos estruturais, prédios de habitação como estes estão a tornar-se mais eficientes do ponto de vista energético, mais poupados e melhores exemplos de um futuro mais sustentável.
Informação detalhada
- Data de publicação
- 1 de julho de 2024
- Autor/Autora
- Direção-Geral da Comunicação
- Location
- Chéquia