Ir para o conteúdo principal
NextGenerationEU
  • Notícia
  • 17 de junho de 2024
  • Direção-Geral da Comunicação
  • 3 min de leitura

Casas mais quentes: novo sistema de aquecimento mais ecológico na Áustria

Em toda a Europa, o NextGenerationEU está a investir em projetos que promovem a transição para as energias limpas, a digitalização, o crescimento inclusivo, etc. Com efeito, o pacote de incentivo de 800 mil milhões de EUR da UE lança as bases para um futuro mais ecológico e mais sustentável. Na Áustria, um desses projetos é um regime de apoio a residências para substituir os sistemas de aquecimento a combustíveis fósseis por tecnologias que usam energias renováveis, incluindo sistemas de aquecimento com biomassa, bombas de calor e ligação às redes de aquecimento urbano. 

O regime nacional de transição dos sistemas de aquecimento na Áustria («raus aus Öl und Gas») recebeu 159 milhões de EUR de financiamento adicional através do NextGenerationEU, ajudando os agregados familiares e as empresas de todo o país a mudar para sistemas de aquecimento mais limpos e mais eficientes. Markus e Sonja Ehrnstorfer, beneficiários de uma subvenção, fazem parte de um agregado familiar multigeracional na histórica região de Salzkammergut. Partilharam a sua experiência de mudar de gasóleo e lenha para uma bomba de calor ar-ar. 

A obtenção da subvenção foi um processo fácil? 

ME: Para ser franco, sim! Foi muito mais rápido do que imaginámos. Consultámos várias empresas de aquecimento, obtivemos um orçamento que estava abaixo do limite de financiamento, apresentámos o pedido de subvenção e as coisas começaram a avançar. Após a apresentação e aprovação do pedido, as autoridades locais de Bad Ischl contactaram o fornecedor que escolhemos e a subvenção cobriu uma parte dos custos totais de instalação. 

SE: No passado, havia algum apoio financeiro para a instalação de bombas de calor, mas a última subvenção foi o que nos fez realmente decidir. Ao consultar os fornecedores, perguntámos se as bombas de calor ar-ar funcionavam de forma eficiente, pois temos radiadores em toda a casa e era importante manter os mesmos níveis de calor. Deram-nos muitas informações que nos tranquilizaram. 

«No passado, havia algum apoio financeiro para a instalação de bombas de calor, mas a última subvenção foi o que nos fez realmente decidir.»  

– Sonja Ehrnstorfer, residente local 

Para além da assistência financeira, o que desencadeou esta mudança? 

ME: Pretendíamos, essencialmente, facilitar as nossas vidas. Antes, tínhamos de ir à floresta buscar lenha, que era uma tarefa morosa e colocava a questão do armazenamento. Havia também considerações ambientais. O novo sistema não queima gasóleo nem lenha. Já não há fumos a sair da nossa casa e a retenção de calor é muito melhor, pois voltámos a isolar uma parte da casa. 

SE: Também para mim, os argumentos mais convincentes foram a facilidade de utilização e a retenção de calor. O novo sistema regula-se muito facilmente. No passado, antes de voltar a casa, tínhamos de ver se os avós já lá estavam para poderem ligar o aquecimento antes de chegarmos. Sem mais gasóleo nem lenha para armazenar, também libertámos muito espaço. 

«Os principais benefícios foram o conforto, a conveniência e os ganhos ambientais.» 

– Markus Ehrnstorfer, residente local 

Acha que a região, no seu conjunto, poderia beneficiar com este regime? 

ME: Se mais pessoas mudassem os seus sistemas de aquecimento, penso que isso poderia melhorar a qualidade do ar, especialmente nas zonas urbanas, como Viena. Os principais benefícios foram o conforto, a conveniência e os ganhos ambientais. 

SE: Mudámos o sistema de aquecimento em setembro de 2022. Ao longo do tempo, notámos realmente a diferença. É uma forma mais eficaz de manter a nossa casa aquecida durante todo o dia e penso que as pessoas da região, ou de mais longe, beneficiariam muito com isso. Não podemos esquecer que uma boa classificação energética é cada vez mais importante nos dias de hoje, pelo que a concessão de apoio é um grande incentivo. 

O apoio à transição ecológica é um dos principais objetivos do NextGenerationEU, pelo que a Áustria optou por utilizar o financiamento concedido através deste regime para ajudar os cidadãos na transição para uma energia mais limpa. Graças aos subsídios disponíveis, pessoas como Markus e Sonja beneficiam de uma conveniente ajuda financeira, contribuindo diretamente para um futuro mais limpo para todos. 

Informação detalhada

Data de publicação
17 de junho de 2024
Autor/Autora
Direção-Geral da Comunicação
Location
  • Áustria