Garantir que a UE está preparada para os desafios e as oportunidades do futuro
O elemento central do NextGenerationEU é o Mecanismo de Recuperação e Resiliência (MRR) - um instrumento que concede subvenções e empréstimos para apoiar reformas e investimentos nos Estados-Membros da UE.
Objetivos e benefícios
No âmbito de uma resposta muito abrangente, o Mecanismo de Recuperação e Resiliência contribui para
- atenuar o impacto económico e social da pandemia
- tornar os Estados-Membros mais resilientes, mais sustentáveis e mais bem preparados para enfrentarem os desafios e aproveitarem as oportunidades decorrentes das transições ecológica e digital
- alcançar o objetivo da UE de atingir a neutralidade climática até 2050
- colocar a Europa numa via de transição digital
- criar emprego e estimular o crescimento.
O nosso plano representa um total de 723 mil milhões de EUR. É o maior projeto de recuperação na Europa desde o Plano Marshall. É a recuperação de que a Europa precisa, agora e para o futuro.

O mecanismo disponibiliza fundos para os Estados-Membros investirem (preços de 2022)

Transição ecológica

Políticas para a próxima geração

Crescimento inteligente, sustentável e inclusivo

Transformação digital

Coesão social e territorial

Resiliência sanitária, económica, social e institucional
Como funciona?
Graças ao mecanismo, que é um instrumento temporário, a Comissão pode mobilizar fundos - contraindo empréstimos nos mercados de capitais - para ajudar os Estados-Membros a realizar reformas e investimentos que
- se alinham com as prioridades da UE
- respondem aos desafios identificados nas recomendações específicas por país, no quadro do Semestre Europeu de coordenação das políticas económicas e sociais.
O mecanismo entrou em vigor em fevereiro de 2021. Financia as reformas e os investimentos dos Estados-Membros desde o início da pandemia, em fevereiro de 2020, até ao final de dezembro de 2026. Os Estados-Membros apresentam os seus planos de recuperação e resiliência à Comissão Europeia, enunciando as reformas e os investimentos previstos até ao final de 2026, para receberem financiamento até ao limite da dotação acordada.
Ver os planos nacionais, as reformas previstas e os investimentos de cada Estado-Membro